Blog

Lasca la Vista, Baby

E o amigo Álvaro André Zeini Cruz, editor da Revista Pós-Créditos, me ofereceu mais um espaço lá dentro para pequenas resenhas de filmes. São as Lascas Vistas. Como não tenho mais postado nada de filmes aqui, aceitei e agradeci penhorado. Vocês podem ler as minhas primeiras lascas, portanto, aqui.

Notas para uma aula (I)

Voltando das férias, mas ainda antes do início das aulas (só depois do Carnaval), então aproveito para ler ou reler alguns livros, e fazer apontamentos para aulas. O livro da vez é A Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han, que li pela primeira vez no ano em que foi publicado aqui, 2015. Estou me surpreendendo…

Presenças – Ou, começando 2026 com tudo

Dizer que o ano que passou foi muito movimentado é um clichê sem tamanho – mas foi assim. Além das traduções (três volumes de O Livro do Novo Sol, a monumental obra de Gene Wolfe), assumi no segundo semestre a função de coordenador do curso de Jornalismo da PUC-SP, um cargo que requer muito trabalho…

Desaceleracionismo como insurgência – algumas notas

Uma utopia logística é acima de tudo a confiança nos processos. A ideia de que a viagem é mais importante que o destino. Não existe destino. O destino é a morte, e ainda não chegamos lá. O objetivo é justamente a vida. Como manter a vida? E mais: como manter a vida num nível de…

Soft closing

Existe um termo assim que seja o antônimo de soft opening? Se não existe, invento agora. Ando pensando muito em como sair das redes sociais, o que sempre me frustra porque, bem ou mal (mais mal do que bem) preciso das redes para divulgar meu trabalho. A questão é que mesmo com as redes, a…

Duas publicações novas

Na bagunça do dia-a-dia, claro que eu deixei novamente de postar textos aqui. Vou retomando aos poucos, mas hoje aproveito uma brechinha nos trabalhos para avisar de duas publicações recentes. A primeira é um artigo acadêmico que saiu na Revista Comunicação & Sociedade, do PPGCOM da Universidade Metodista de São Paulo. Um outro mundo é…

a volta da lista: filmes vistos em fevereiro/2025

Demorei, mas eu estava ocupado trabalhando – e vendo filmes. Quero ver se posto nos próximos dias as relações de filmes assistidos até julho deste ano. Retomando os trabalhos com os 21 filmes vistos em fevereiro: Casamentos Cruzados – Nicholas StolerSherlock Jr. – Buster KeatonThe Untold Story of Mary Poppins – sem informaçõesIt All Came…

Utopias Logísticas – o Marco Zero

Fazendo uma limpeza no meu Dropbox, descobri os apontamentos para uma fala minha num evento da PUC-RS em 2016 – nele, eu lançava as bases de algo que eu estava começando a investigar, o conceito de Utopia Logística. É uma fala um tanto dispersa – tenho o hábito de escrever em bullet points, pequenos parágrafos…

da série: apontamentos para um curso sobre Mark Fisher (I)

Três fragmentos de Shulamith Firestone: For our analysis we shall define culture in the following way: Culture isthe attempt by man to realize the conceivable in the possible. Man’sconsciousness of himself within his environment distinguishes himfrom the lower animals, and turns him into the only animal capableof culture. This consciousness. his highest faculty, allows him…

uma pequena inquietação

Volto aos posts aqui depois de dois meses com algo que tem me inquietado. Estou me preparando para um segundo pós-doc, e uma das coisas que tenho investigado nos últimos tempos, atrelada ao conceito de utopias logísticas, é o romance de sistemas. O conceito, criado por Tom LeClair, faz alusão à teoria dos sistemas do…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.